Você pode até pensar que abrir mão do protetor solar nos dias nublados é algo que não vai prejudicar a sua pele, mas mostramos que esse raciocínio está errado. A Dra. Andrea Bannach, médica dermatologista, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia e gerente médica da franquia de dermatologia no Aché Laboratórios, explica que precisa ser usado todos os dias do ano, independentemente de estar frio ou calor, céu nublado ou chuvoso. "Isso porque a temperatura não interfere na radiação solar, então o sol emite a sua radiação ultravioleta e ela vai atingir a superfície da terra, não importando se é verão ou inverno, atingindo a nossa pele", diz.
De acordo com a dermatologista, nos dias nublados e com chuva, as nuvens acabam fazendo uma certa barreira e filtram um tanto dessa radiação. Portanto, menos radiação chega até nós, porém, ainda assim, chega alguma radiação, que é suficiente para causar prejuízos. Para manter a saúde da pele, o uso do filtro solar é algo que precisa ser tido como rotina, todos os dias, com as devidas reaplicações.
Como passar protetor solar
Sobre a quantidade, Andrea comenta que existe uma regra da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) de uma colher de chá de filtro solar para rosto e pescoço. A aplicação em si pode ser da maneira que preferir, usando os dedos, esponja ou pincel. Só precisa prestar atenção, se for pincel ou esponja, se não está absorvendo o produto que iria para a pele. É importante aplicar de maneira uniforme - espalhar bem pelo rosto para que uma área não fique mais protegida que a outra, e prestar atenção àquelas áreas que muitas vezes as pessoas esquecem, como, por exemplo, as orelhas e a região de trás do pescoço.
Se engana quem pensa que o protetor solar é necessário apenas durante o dia. Andrea esclarece que a recomendação é que se aplique o ao acordar e reaplique a cada duas ou três horas, ao longo do dia todo, durante todo o período em que se está acordado. "Isso porque, além da radiação ultravioleta que vem do sol, estamos expostos também à luz visível, principalmente a luz azul, que já se sabe que pode causar prejuízos à pele. Por isso, é importante usar mesmo que vá ficar dentro de casa e sem se expor diretamente ao sol", afirma a dermatologista.
Protetor solar
Andrea esclarece que o protetor solar age de duas maneiras: absorve um tanto da radiação e reflete um tanto da radiação. "Por isso, protege a nossa pele dessa radiação, que pode prejudicar em diversos níveis e diversas funções, desde causar alteração ao DNA, até estimular pigmentação, agravar ou causar doenças de pele. A maior parte dos que estão à venda nas farmácias contém substâncias com as duas funções, de absorver e refletir".
Qual fator de protetor solar usar?
De maneira geral, a Sociedade Brasileira de Dermatologia recomenda que tenha, no mínimo, FPS 30. Porém, é preciso avaliar, pois, uma pele com manchas, por exemplo, precisa de um fator de proteção solar maior.
Qual o melhor protetor solar para rosto com manchas?
A dermatologista destaca que, para pessoas que têm rosto com manchas, o ideal é usar protetor solar de amplo espectro, ou seja, que proteja contra ultravioleta B e A e contra a luz visível, e que tenha, no mínimo, fator de proteção FPS 50. "Essa é a recomendação padrão, para manchas de maneira geral. E, para proteção à luz visível, a recomendação inclui protetor com cor, pois protege melhor desse tipo de luz", explica.
Protetor solar para pele oleosa
Para quem tem a pele oleosa, Andrea afirma que a primeira regra para escolher o protetor solar é optar por um que seja adequado ao tipo de pele. "Quando, além de pele oleosa, a pessoa tem problemas com acne, existem protetores solares que já contam com ativos que podem ajudar a evitar a formação das lesões, na cicatrização e no clareamento das manchas que surgem depois. É preciso avaliar o quadro e ver qual o produto mais indicado para a situação", diz.
Por isso, as visitas ao dermatologista não podem ser deixadas de lado. É o profissional indicado para te ajudar a escolher o melhor para sua pele.
Protetor solar corporal
Algo que poucas pessoas lembram é de cuidar da pele do corpo com o mesmo carinho. Segundo a dermatologista, o uso de protetor solar corporal é indispensável: "todas as áreas que não estão protegidas por roupa precisam ser protegidas com protetor solar, pelos mesmos motivos pelos quais cuidamos da pele do rosto. É importante ressaltar, porque, muitas vezes, a pessoa cuida bem do rosto e não do corpo, e fica evidente a diferença, pois a pele cuidada fica mais rejuvenescida, enquanto a outra fica com aspecto mais envelhecido", aponta Andrea.
Protetor solar para os lábios
Você tem se lembrado dos lábios? Eles também sofrem com a radiação solar e o ideal é que se utilize um protetor específico para a região."Pelo fato de ser uma pele mais sensível que a pele do rosto, ter mais mobilidade e ficar em contato com substâncias e objetos que podem retirar o produto dali, o recomendado é usar um protetor indicado para os lábios, pois, em geral, tem uma fixação maior, justamente para que não perca o produto durante ações comuns do dia a dia. Ele também precisa ser reaplicado com a mesma periodicidade que o protetor do rosto", destaca Andrea.
Como tirar protetor solar do rosto
A maior parte dos protetores solares é facilmente removível com água e um limpador facial, não é necessário ter nenhum produto especial para remoção do protetor solar, segundo Andrea. "Mas muitas pessoas optam por protetor com cor ou acabam passando maquiagem por cima, aí é interessante usar um demaquilante, solução micelar ou algum outro produto específico para a finalidade, para conseguir remover com facilidade, porque fica um pouco mais aderido".
Protetor solar, um cuidado para todos os dias, o ano todo
Ter o protetor solar à mão todos os dias e reaplicá-lo de forma correta os dias é fundamental para manter a saúde da pele e evitar o envelhecimento precoce. Já aplicou o seu
Gostou de "Todo dia é dia de proteção solar!" Leia também:
Posts relacionados
Dezembro Laranja: proteja sua pele e curta o verão com segurança!
Dezembro Laranja: proteja sua pele e curta o verão com segurança!
Diabetes: veja como a hidratação pode ajudar na saúde da sua pele
Diabetes: veja como a hidratação pode ajudar na saúde da sua pele