Completamos um ano de quarentena e o nosso corpo corresponde de diferentes formas ao que viemos vivenciando neste período. Sabemos que a queda acentuada dos cabelos tem sido uma das maiores queixas nos consultórios dermatológicos e, pensando nisso, conversamos com a Dra. Danielle Aguiar - chefe do Centro de Tratamento Capilar Paula Bellotti, no Rio de Janeiro - para trazermos algumas dicas valiosas para vocês.
A queda dos fios pode ser desencadeada por diversos fatores, emocionais ou até genéticos, e merece uma investigação dermatológica criteriosa. Mas a boa notícia é: através de uma abordagem precoce e com os diversos tratamentos disponíveis em consultório, é possível frear essa queda e estimular o nascimento de novos fios.
“Nossos fios e couro cabeludo sofreram muito no último ano. A queda de cabelos foi a queixa campeã de reclamações no consultório por conta, principalmente, do estresse provocado pela pandemia. O problema também tem sido comum em pacientes pós-Covid, devido ao processo febril e infeccioso da doença. Além disso, muitas pessoas apresentaram uma piora em quadros de dermatite seborreica, com coceira, descamação e feridinhas no couro cabeludo, entre outras queixas dermatológicas. É fato que essas alterações afetam a nossa pele e contribuem para que os fios entrem precocemente na fase telógena, que é quando se desprendem dos folículos e caem”, explica Dra. Danielle Aguiar.
Segundo a dermatologista, existe uma enorme variedade de alopecias e de fatores que podem desencadear um processo de queda. Por isso, somente um especialista pode fazer o diagnóstico correto, através de uma avaliação, de exames laboratoriais, clínicos e de imagem diagnóstica. “O primeiro passo para o sucesso de qualquer tratamento é identificar a origem do problema: se é uma queda passageira, uma queda associada a algum problema infeccioso, inflamatório, genético, hormonal, de origem nutricional, emocional ou medicamentosa. São muitas questões a serem investigadas e, por isso, a visão do especialista é tão valiosa e necessária”, ressalta a médica.
Dentre as novidades de tratamentos, a Dra. Danielle gosta de associar os tratamentos domiciliares com os procedimentos em consultório. Os lasers de baixa intensidade, os lasers fracionados, o LED e o microagulhamento robótico são muito interessantes e potencializam a ação de ativos importantes para conter a queda. A escolha dessas substâncias também é feita de forma personalizada, já que os circuitos e protocolos são desenvolvidos de acordo com as necessidades de cada paciente. A intradermoterapia e o plasma rico em plaquetas (PRP) também são exemplos de tratamentos de ponta. Para o tratamento tópico, a dermatologista cita a importância do uso do Minoxidil. “O ativo é considerado padrão-ouro no tratamento da queda dos fios e deve ser sempre prescrito por dermatologista”.
Até mesmo na hora da higienização, utilizarmos os produtos ideais para esses casos, fazem toda a diferença. A linha de shampoos Zetar, por exemplo, é ideal para controlar a caspa e promover o alívio da coceira e da descamação, mantendo a hidratação natural dos fios.
Zetar Anticaspa Shampoo Diário é indicado para a caspa leve a moderada. Com Aminoácidos e Zinco em sua fórmula, reduz e controla a oleosidade, sem danificar o fio, com alívio da coceira e descamação. Já Zetar Anticaspa Shampoo Intensivo combate a coceira e a descamação intensiva limpando profundamente com controle de oleosidade e preservando a hidratação natural dos fios. O Ácido Salicílico presente em sua composição, estimula a renovação celular, combatendo a descamação excessiva. Ambos possuem Climbazol, que combate o fungo causador da caspa e Niacinamida, que promove ação calmante e anti-irritante. São indicados para todos os tipos de couro cabeludo, inclusive os sensíveis.
Ah! E sabe aquela expressão “você é o que você come”? Ela também vale para os cabelos. Uma boa alimentação é a base de tudo e a ingestão de vitaminas deve auxiliar no tratamento, mas cabe ao dermatologista avaliar se o paciente tem alguma carência e, quando necessário, prescrevê-las em doses de reposição ou em doses baixas, através dos nutracêuticos. A bola da vez são substâncias como o keranat e o óleo de borragem.
Semblé Fort concentra ativos naturais em uma potente fórmula oral, fortalecendo os fios e evitando a queda, além de também fortalecer as unhas. Com o exclusivo Óleo de Borragem, extraído de uma flor de origem mediterrânea, Semblé Fort possui ativos que agem na raiz do cabelo, fortalecendo o couro e os fios e evitando a queda.
Quanto mais cedo você procurar um dermatologista e iniciar o tratamento, melhor, pois um couro cabeludo livre de inflamações também é sinônimo de cabelos mais bonitos e saudáveis.
Então, nada de iniciar algum tratamento antes de consultar o seu dermatologista, combinado?
Gostou de "Qual a relação da queda dos cabelos com a pandemia?" Leia também:
Posts relacionados
Dezembro Laranja: proteja sua pele e curta o verão com segurança!
Dezembro Laranja: proteja sua pele e curta o verão com segurança!
Diabetes: veja como a hidratação pode ajudar na saúde da sua pele
Diabetes: veja como a hidratação pode ajudar na saúde da sua pele