Se você tem a pele oleosa, já deve ter pesquisado e encontrado diversas dicas e truques sobre como lidar com as espinhas, cravos e o brilho, que tanto incomodam. Mas, na verdade, o que podemos considerar falsidade ou realidade a respeito desse assunto? Desvendamos alguns mitos e verdades para amenizar as suas dúvidas! ;)
Pele oleosa não precisa de hidratante
Apesar da pele oleosa conter uma hidratação natural, essa característica não dispensa o uso de hidratantes - o mais importante é a escolha da melhor textura para esse tipo de pele. Nossa dica é apostar em produtos que produzem a sensação de toque seco ou que tenham efeito mate, como séruns e versões em oil free.
A oleosidade piora com protetor solar
Quando a questão é proteção solar, não importa o tipo de pele que você tenha, sempre é necessário se proteger contra os raios UV! Assim como o hidratante, o truque aqui é encontrar um protetor solar que amenize o aspecto luminoso na pele, com fórmulas de rápida absorção, oil free ou toque seco. Dessa forma não se preocupe, pois a oleosidade não vai piorar, ok? :)
Quem tem pele oleosa deve lavar o rosto sempre que possível
Repetidas lavagens não resolvem o problema. Água demais pode causar o efeito contrário. O que acontece é que o sebo serve como hidratante e protetor da nossa pele, e quando tentamos retirá-lo excessivamente, a pele acaba produzindo mais óleo ainda para manter sua proteção. Por esse motivo, o recomendado é lavar o rosto normalmente, duas vezes ao dia.
Esfoliar a pele oleosa ajuda a desobstruir poros
A esfoliação remove a camada mais superficial da pele e os tecidos mortos. Consequentemente, esse processo ajuda com o excesso de oleosidade, desobstruindo os poros e mantendo a pele mais limpa e saudável. Que tal incluir a esfoliação na sua rotina de cuidados?
Pele oleosa tende a ter menos rugas
A pele seca tem tendência a ser menos elástica, por isso é mais marcada pelas linhas de expressão. A pele oleosa, ao contrário disso, tem tendência a ser mais espessa, por isso o aparecimento de rugas finas é menor, retardando o envelhecimento da pele.
As espinhas são mais frequentes nos homens
O excesso de oleosidade na pele é um fator biológico causado pelos hormônios, principalmente a testosterona, que age nas glândulas sebáceas, aumentando a produção de sebo. Dessa forma, os homens têm tendência a enfrentar mais problemas com acne do que as mulheres.
Entre mitos e verdades, uma coisa é certa: o mais indicado é que você sempre consulte um dermatologista para que ele recomende o melhor tratamento para a sua pele.
A linha Puriance de Profuse, possui produtos com eficácia comprovada por dermatologistas e consumidores, tratando a oleosidade da pele com fórmulas que estimulam a renovação celular e que possuem ação calmante e antibacteriana.
Estabeleça a sua rotina de cuidados todos os dias, pela manhã e à noite. Depois volte aqui no blog para nos contar como foi a sua experiência com nossos produtos aqui nos comentários. Combinado? ;)
Gostou de "Pele oleosa: mitos e verdades" Leia também:
Posts relacionados
Dezembro Laranja: proteja sua pele e curta o verão com segurança!
Dezembro Laranja: proteja sua pele e curta o verão com segurança!
Diabetes: veja como a hidratação pode ajudar na saúde da sua pele
Diabetes: veja como a hidratação pode ajudar na saúde da sua pele