Para manter a saúde das unhas, diversos fatores devem ser levados em consideração e os cuidados com elas também devem fazer parte da sua rotina. A Dra. Andrea Bannach, médica dermatologista, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia e gerente médica da franquia de dermatologia no Aché Laboratórios, comenta que as unhas podem enfraquecer por variados motivos:
• Doenças sistêmicas, como hipotiroidismo, anemia e deficiências de vitaminas e minerais;
• Doenças das unhas, como psoríase ungueal, líquen plano ungueal e tumores;
• Hábitos como roer as unhas, retirar cutículas, fazer uso excessivo de esmalte, usar removedores de esmalte com acetona, além de ter contato excessivo com água e produtos químicos;
• Ações que geram traumas nas unhas, como digitar por muito tempo.
Andrea acrescenta que a alimentação tem papel fundamental na saúde das unhas, pois muitas vitaminas e minerais precisam ser ingeridos na dieta. "Se a alimentação não for rica nessas substâncias, as unhas podem sofrer as consequências", afirma.
Segundo ela, algumas pessoas têm unhas mais finas e frágeis por característica genética. "A genética não pode ser alterada, mas é possível melhorar a qualidade das unhas com medidas comportamentais e com esmaltes fortalecedores, que promovem um filme sobre a unha, dificultando a descamação e a quebra da lâmina ungueal".
Como manter as unhas protegidas?
1 - Usar luvas para os serviços domésticos que envolvam contato com água ou produtos químicos;
2 - Fazer pausas entre as esmaltações e não usar produtos com acetona;
3 - Não retirar as cutículas;
4 - Não roer as unhas;
5 - Manter a pele e as unhas hidratadas com produtos próprios;
A importância de utilizar um produto que fortaleça as unhas
Andrea comenta que, além das dicas acima, utilizar uma base fortalecedora, como Untral Nail, é recomendado. "Untral Nail Base Forte é um esmalte fortalecedor para unhas, capaz de reduzir descamação, fissuras, ondulações e quebras das unhas. Ele hidrata e restaura a unha, repõe vitaminas e queratina e normaliza o crescimento", detalha Andrea.
Seus ativos se complementam para entregar o melhor cuidado às unhas:
Nonychosine V: Um complexo de substâncias que atua de forma seletiva proporcionando uma recuperação homogênea das unhas. Funciona como barreira protetora, evita descamação das unhas.
Pantenol: tem ação hidratante e reepitelizante que auxilia no processo de cicatrização da pele. Também confere flexibilidade e força.
Eugenol: é o princípio ativo do cravo da Índia. Aumenta a hidratação e a coesão celular. Além disso, é considerado um dos maiores fungicidas naturais. Em sinergia com o Pantenol, promove uma melhora no fortalecimento, resistência, hidratação e restauração das unhas.
Beleza de dentro para fora
Como mencionamos, a alimentação tem papel fundamental para a saúde das unhas. Se cuidar por dentro e por fora é a chave para ter a pele e os cabelos saudáveis. Com as unhas não é diferente. O que vai te ajudar a ter as unhas que sempre quis é uma soma de cuidados, e não se esqueça de consultar o dermatologista.
Gostou de "Os segredos para unhas mais fortes e saudáveis" Leia também:
Posts relacionados
Dezembro Laranja: proteja sua pele e curta o verão com segurança!
Dezembro Laranja: proteja sua pele e curta o verão com segurança!
Diabetes: veja como a hidratação pode ajudar na saúde da sua pele
Diabetes: veja como a hidratação pode ajudar na saúde da sua pele