Há pouco tempo, diversos conteúdos sobre como passar gelo na pele do rosto, ou colocar a face em uma bacia com gelo, viralizaram em algumas plataformas nas redes sociais. Dizem que o gelo na pele "faz milagres", fechando os poros e diminuindo espinhas e olheiras. Será mesmo?
A Dra. Andrea Bannach, médica dermatologista, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia e gerente médica da franquia de dermatologia no Aché Laboratórios, explica que o único benefício de passar o gelo na pele é ter mais conforto em dias quentes.
Mas ele não fecha os poros?
A Dra. Andrea comenta que sim! O gelo realmente fecha, mas o efeito só dura poucos segundos. "Assim que a pele esquenta novamente, os poros se abrem mais uma vez. Não é um tratamento, é um efeito muito curto. Não há benefícios a longo prazo", ela destaca.
A dermatologista explica que, na verdade, há alguns perigos em usar o gelo diretamente na pele: "essa ação pode resultar em queimaduras, além de aumento da sensibilidade da pele, podendo desencadear crises de algumas doenças, como rosácea e dermatites".
Para diminuir o tamanho dos poros de forma segura, aposte em produtos adequados para poros dilatados e os utilize com constância. Desde sabonetes/géis de limpeza, até hidratantes e protetores solares, todos os produtos da rotina devem ter a funções adequadas para o seu tipo de pele..
"O uso regular e contínuo trará o benefício desejado, que só será mantido enquanto a pessoa persistir usando", explica Dra Andrea.
Quer saber a rotina ideal para melhorar a aparência dos poros dilatados?
Aposte em:
• Sabonete/gel de limpeza, hidratante e filtro solar pela manhã. Reaplique o filtro solar durante o dia.
• Sabonete/gel de limpeza, hidratante e produto de tratamento à noite.
Outros produtos podem ser acrescentados ou substituídos dependendo das necessidades individuais.
O gelo pode ajudar na diminuição da inflamação e secagem das espinhas?
A acne afeta muita gente e, por isso, é natural que as pessoas busquem alternativas diversas para tentar manter a pele livre dos cravos e espinhas. A Dra. Andrea explica que o gelo tem efeito anti-inflamatório e seu uso pode reduzir inchaço e vermelhidão.
"Inclusive, isso é bastante explorado na ortopedia, em que atletas usam compressas de gelo nos locais inflamados. Na pele, porém, a aplicação de alguns segundos de gelo tem efeito efêmero, não funcionando como tratamento", completa.
Ou seja, não apresentará resultados a longo prazo.
Dra. Andrea explica que para cuidar efetivamente desse tipo de quadro, é preciso apostar em produtos adequados para a pele. A limpeza deve ser feita com produtos adequados para pele acneica e oleosa, o hidratante e o protetor solar também precisam ser específicos para esse tipo de pele.
"Além disso, é preciso reaplicar o protetor solar ao longo do dia e, à noite, repetir lavagem e hidratação, podendo associar algum produto de tratamento conforme orientação médica", destaca a dermatologista.
Hora de falar das inimigas de muita gente: as olheiras
Dra. Andrea explica que há diferentes tipos de olheiras, podendo ser melânicas, vasculares, mistas ou estruturais. Em relação às olheiras melânicas e estruturais, o gelo não tem absolutamente nenhum efeito.
Agora, em relação às olheiras vasculares e mistas, o esfriamento da pele pode reduzir o fluxo sanguíneo e dar a falsa impressão de melhora por alguns segundos. Porém, o efeito desaparece com o retorno da temperatura da face ao normal.
Para o real tratamento das olheiras, é preciso investir no uso de um produto próprio para o problema, que tenha função de uniformizar, hidratar e ofereça o efeito de disfarce óptico.
"Também é preciso evitar esfregar a pele das pálpebras excessivamente e usar óculos de sol com filtro ultravioleta quando se expor à luz", aconselha a dermatologista.
O maior conselho que fica é: não aposte em tudo o que vê na Internet e lembre-se de consultar um dermatologista para uma avaliação específica da sua pele. Assim, você pode oferecer o melhor à ela.
Gostou de "O gelo faz milagres na pele? A gente desvenda esse mistério!" Leia também:
Posts relacionados
Dezembro Laranja: proteja sua pele e curta o verão com segurança!
Dezembro Laranja: proteja sua pele e curta o verão com segurança!
Diabetes: veja como a hidratação pode ajudar na saúde da sua pele
Diabetes: veja como a hidratação pode ajudar na saúde da sua pele