Quando se fala em hábitos saudáveis, muitos podem pensar em alimentação, exercícios físicos ou até nas famosas 8 horas de sono ideais para o corpo. Mas e os cuidados íntimos, principalmente da mulher? Este post é sobre eles!
1 - Tenha o seu ginecologista
É essencial ter à disposição um profissional da sua escolha com quem você se sinta confortável para cuidar da sua saúde. A frequência das visitas é acordada entre vocês, conforme as suas necessidades — mas normalmente indica-se pelo menos duas visitas ao ano. E para quem está começando, o ideal é iniciar as consultas com o ginecologista a partir da puberdade. Assim, você começa a conhecer o seu corpo e a sua genitália desde cedo, sabendo o que é comum e o que merece atenção redobrada. Aqui não tem espaço para vergonha, somente para a saúde.
2 - Deixe respirar!
A vagina possui uma parte externa e interna! Trata-se de um órgão do corpo bem exposto e úmido, propenso ao acúmulo de secreções das mais variadas, e que na maioria das vezes são normais! Uma dica para que o próprio órgão consiga se autorregular de maneira adequada, evitando problemas de saúde, é deixar o corpo respirar. Então sempre que puder:
➔ Opte por roupas íntimas de algodão! Elas permitem maior ventilação.
➔ Em dias mais quentes, procure usar calças mais soltas ou com tecido leve, para diminuir o abafamento.
➔ Se você se sentir confortável, opte por dormir sem roupa íntima.
3 - Higienização
Aqui já temos uma regra: nunca lave ou passe produtos na parte mais interna da sua vagina. Ela é composta por uma série de microorganismos que precisam estar lá para a sua saúde, e interferir com produtos pode causar problemas. Concentre a limpeza apenas na região externa com um sabonete indicado para o local e que respeite o pH natural da área: ele pode mudar de mulher para mulher, então siga o conselho do seu ginecologista para escolher a melhor opção para você. Certifique-se de que você está higienizando entre as dobras dos lábios para se livrar de quaisquer secreções acumuladas ao longo do dia. E durante a menstruação, cuidado redobrado!
4 - Conheça e aceite seu corpo
Sim, cada mulher tem uma anatomia diferente, e isso vale para a genitália! Tamanhos, cores, diferença de um lábio para o outro e por aí vai. Desde que você visite seu ginecologista com frequência e faça a higienização adequada, a maioria dos odores são causados por hormônios liberados na região e pela umidade, e está tudo bem. Inclusive, cuidado com produtos que ofereçam cheiros como perfumes e desodorantes: eles podem causar problemas. Aceite seu corpo do jeitinho que ele é!
5 - Hidratação
Se hidratamos nosso rosto e corpo, por que não faríamos isso para a região íntima também? Isso mesmo, você pode utilizar produtos específicos para hidratar virilhas e vulva (apenas região externa). Recomendamos principalmente para quem se depila com frequência, realiza algum procedimento que cause irritação ou que esteja com a pele sensibilizada. Além disso, este processo contribui para que você tenha um momento de conexão com você mesma, um tempo para parar e observar o que está acontecendo com o seu corpo.
Conte com Intemé
Intemé possui um complexo hidratante composto por ativos calmantes e prebióticos para a região vulvar: grandes e pequenos lábios, clitóris e virilhas — a região íntima externa. Ele é hipoalergênico, clinicamente e ginecologicamente testado.
Em detalhes, sua fórmula conta com ácido hialurônico, prebióticos, arnica, avenantramidas, glicerina, vitamina E.
Na prática:
➔ Hidrata a região genital externa.
➔ Fortalece as defesas naturais da pele.
➔ Repara a barreira cutânea.
➔ Alivia o desconforto e a irritação, diminuindo a vermelhidão da pele.
➔ Eficaz para pós-procedimentos, depilação e foliculite.
Gostou das nossas dicas? Então deixe o seu comentário e compartilhe com suas amigas!
Gostou de "Momento Intemé: 5 cuidados essenciais para a saúde íntima" Leia também:
Posts relacionados
Dezembro Laranja: proteja sua pele e curta o verão com segurança!
Dezembro Laranja: proteja sua pele e curta o verão com segurança!
Diabetes: veja como a hidratação pode ajudar na saúde da sua pele
Diabetes: veja como a hidratação pode ajudar na saúde da sua pele