As marcas escurecidas na pele são um problema que atinge grande parte da população, quem sofre com elas sempre têm várias dúvidas sobre o assunto tão incômodo. Por isso, para entender melhor os tipos, causas e tratamentos que causam esse problema, consultamos a dermatologista Dra. Katleen Conceição, que esclareceu várias dúvidas sobre as marcas escurecidas.
É importante destacar que existem diferentes tipos de marcas escurecidas na pele, diz a Dra. Katleen, Chefe do Setor Dermatologia Pele Negra, que aponta as que mais costumam incomodar os pacientes: “manchas pós acne, manchas pós mosquito e escurecimento das axilas”, por isso é importante consultar seu dermatologista e tratar esses casos antes que eles se tornem um problema. Além disso, entre as principais causas para o surgimento de marcas escurecidas na pele destacam-se os episódios após depilação com barbeador ou cera, picadas de mosquitos e episódios de acne, afirma a doutora.
Para prevenir o surgimento dessas marcas, a Dra. Katleen destaca a importância do uso do protetor solar (se você ainda não conhece a linha Ensolei, clique aqui) e a necessidade de reaplicar de 3 em 3 horas: “mesmo em dias nublados e ambientes fechados”. Por isso, use e abuse de protetores solares! Sabemos também, que é muito comum o rosto e as axilas apresentarem marcas escurecidas, mas você sabe por quê? A dermatologista esclarece que no rosto existe maior quantidade de melanina, e a pele ao ser agredida, responde com hiperpigmentação, enquanto as axilas sofrem com esse problema por conta dos desodorantes muito secos, pelo atrito da lâmina nos pelos, pela agressão que a cera provoca durante a depilação e até por um problema mais grave, que é a resistência à insulina - um sinal de diabetes.
Essas regiões do corpo exigem um cuidado especial por conta disso, portanto, lembre-se de ficar sempre atento aos cuidados do rosto e axilas, ok?! Em relação aos tratamentos, a especialista destaca o laser fracionado associado ao microagulhamento para melhora das hiperpigmentações. Além disso, existem clareadores que auxiliam na despigmentação das marcas escurecidas, como o produto Clair Concentré que é um clareador intensivo de marcas escurecidas do rosto e das axilas. Possui ação clareadora, anti-inflamatória e antioxidante em uma textura gel-creme leve e de rápida absorção. Age reduzindo o tamanho da marca escurecida, controlando sua evolução e aproximando o tom dela à tonalidade natural da pele.
A Dra. Katleen complementa e explica que o produto “promove uma renovação celular e uniformização da pele acometida”. Quanto ao modo de uso, Clair Concentré pode ser aplicado no rosto todo e não apenas onde existe hiperpigmentação, deve ser utilizado diariamente e sempre aliado à um protetor solar.
Lembre-se de sempre consultar seu dermatologista para tratar e prevenir as marcas escurecidas! E aí, conta para gente qual assunto você quer ver aqui no blog de Profuse?
Gostou de "Marcas escurecidas: causas e tratamentos!" Leia também:
Posts relacionados
Dezembro Laranja: proteja sua pele e curta o verão com segurança!
Dezembro Laranja: proteja sua pele e curta o verão com segurança!
Diabetes: veja como a hidratação pode ajudar na saúde da sua pele
Diabetes: veja como a hidratação pode ajudar na saúde da sua pele