No dia 12 de agosto, tivemos uma Dermalive Profuse com a dermatologista Dra. Julia Rocha e a influenciadora Andreza Goulart para falar sobre melasma e marcas escurecidas na pele. Se você não conseguiu ver e quer conferir um resumo do que rolou, esse texto é para você.
A primeira coisa que precisamos ressaltar para qualquer tipo de marca na pele é a importância do diagnóstico precoce feito por um especialista: o médico dermatologista. Existem diversos tipos de marcas e cuidados adequados para cada uma delas.
Ah, e vale ressaltar: todo mundo pode ter, eventualmente, marcas escurecidas na pele. Então nada de ficar para baixo, vamos focar no cuidado e principalmente em nos aceitar. É sobre o progresso e não sobre a perfeição.
As marcas escurecidas mais comuns:
Olheiras → podem ser acastanhadas, arroxeadas ou causadas por questões vasculares. Existem também as aprofundadas, que requerem o preenchimento da região em conjunto de outros cuidados.
Sardas → normalmente, aparecem em peles bem claras e em pessoas de cabelos loiros ou ruivos, mas não é uma regra. São benignas, mas é preciso sempre estar atento a quaisquer mudanças. Costumam aparecer nos primeiros três anos de vida, podendo surgir também ou se intensificar devido à exposição ao sol prolongada e sem proteção.
Marcas causadas por acne → evite ficar tocando em alguma área inflamada na pele. Isso pode favorecer o aparecimento de manchas que ficam na região que sofreu a inflamação.
Marcas por atrito ou traumatismo de repetição → são causadas pela depilação com lâmina, cera ou simplesmente por algo que gere atrito na pele: atenção para o maskne, já falamos sobre ele por aqui.
Sobre o melasma:
Ele pode aparecer em diversas partes do corpo, sendo mais comum no rosto para mulheres e em outras regiões para homens, mas não é uma regra.
Dentre as causas, temos fatores genéticos e externos, como a exposição aos raios solares, luz azul, luz visível e radiação infravermelha — tanto do sol quanto de outros tipos de emissores — além de questões hormonais, supercomum durante a gravidez.
O melasma demora muito para se tornar visível. Quando você percebe uma marquinha no seu rosto e recebe o diagnóstico, é comum que ela tenha demorado alguns anos para aparecer, então temos que ser pacientes para cuidar dela.
O fator comum entre marcas escurecidas
Elas se intensificam quando não nos protegemos com um bom protetor solar. Ele é essencial para uso diário, especialmente quando você está cuidando das marcas. Dê uma olhada na linha Ensolei e escolha o que mais combina com você! A inflamação também favorece o surgimento ou intensificação das marcas escurecidas, e os antioxidantes podem ajudar muito aqui.
Prevenção e cuidados:
→ Alimentação saudável.
→ Hidratação para fortalecer a barreira da pele.
→ Uso de protetor solar para raios UVA, UVB, luz azul e luz visível.
→ Ativos antioxidantes, como Vitamina C e E, para atuar na inflamação.
→ Ácidos mais gentis, como o Ácido Gálico.
→ Tratamentos mais específicos no consultório do seu dermatologista, assim como consultas regulares para diagnóstico precoce.
Conheça Clair Concentré:
Clair Concentré é um uniformizador intensivo de marcas escurecidas do rosto e das axilas que possui ação antioxidante e de renovação celular. Age reduzindo o tamanho da marca escurecida, controlando sua evolução e aproximando o tom dela à tonalidade natural da pele.
Sua fórmula contém Ácido Gálico, Niacinamida e Vitamina C, ativos que contribuem para o cuidado que você precisa para marcas escurecidas. Além disso, possui textura gel-creme leve e de rápida absorção.
E para o combo perfeito: Clair Olhos
Com ele, você consegue uma uniformização progressiva para região dos olhos, que é mais sensível. Formulado com ativos que reduzem os níveis de melanina e melhoram a microcirculação, age duplamente nas olheiras acastanhadas e arroxeadas, promovendo um olhar iluminado e renovado.
Tem textura gel-creme e cor universal, disfarçando as olheiras e atenuando a aparência dos olhos cansados. Outro diferencial desse produto incrível é a presença de Gingko Biloba, que possui propriedades antioxidantes e vasodilatadoras, estimulando a microcirculação e reduzindo o inchaço.
O diagnóstico precoce é seu melhor aliado, então consulte seu dermatologista, tome os cuidados necessários e recomendados por ele, cuide das suas marcas escurecidas com muito amor e lembre-se de que é sobre o progresso e não sobre a perfeição.
Ah, clique aqui para conferir nossa Dermalive na íntegra e aprender ainda mais sobre o assunto. Existem outros tipos de marcas que não são necessariamente escurecidas ou tão abordadas no dia a dia, como a Rosácea, Lentigo Solar, Melanose Solar e Acantose Nigricans. A dermatologista Dra. Julia Rocha e a influencer Andreza Goulart também falaram sobre elas com muita propriedade durante a live.
Gostou de "Entender para cuidar: vamos falar sobre marcas escurecidas?" Leia também:
Posts relacionados
Dezembro Laranja: proteja sua pele e curta o verão com segurança!
Dezembro Laranja: proteja sua pele e curta o verão com segurança!
Diabetes: veja como a hidratação pode ajudar na saúde da sua pele
Diabetes: veja como a hidratação pode ajudar na saúde da sua pele