Quem não quer ter aqueles fios dos sonhos, que crescem sem muito esforço e vivem cheios? Pois é. Mas, para tê-los, é preciso ter uma soma de cuidados. Para te ajudar, mostramos algumas dicas para cuidar do cabelo da melhor forma.
Antes de tudo, o que caracteriza um cabelo saudável? A Dra. Andrea Bannach, médica dermatologista, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia e gerente médica da franquia de dermatologia no Aché Laboratórios, explica que o fio de cabelo é uma estrutura morta e, por isso, quando se fala em saúde do cabelo, é preciso pensar no couro cabeludo, pois lá é onde estão as células vivas que produzem os fios.
"O couro cabeludo saudável é aquele que está limpo, livre de doenças e que recebe a nutrição correta a partir do sangue. Dessa forma, o couro cabeludo consegue produzir um cabelo que esteticamente é considerado bonito, a depender da genética do indivíduo. "E são várias as características de um cabelo considerado bonito, como brilho, maciez, crescimento uniforme dos fios, ausência de pontas duplas, espessura. Já o contrário, seria um cabelo quebradiço, sem brilho, sem maciez e com pontas duplas", define Andrea.
E, sim, a beleza vem de dentro! Ou seja, para cabelos mais bonitos, o cuidado precisa começar por uma alimentação variada e saudável. "A nutrição para os folículos pilosos vem a partir dos vasos sanguíneos do couro cabeludo. Ou seja, o funcionamento ideal dos folículos depende dos nutrientes que vêm pelo sangue, a partir da alimentação. A presença desses nutrientes vai gerar um cabelo mais forte, mais resistente à quebra e à queda", esclarece Andrea.
Como manter saudáveis mesmo os fios com química
Andrea comenta que as químicas afetam apenas as hastes, portanto os folículos pilosos, que é o local onde crescem os fios, em geral, não são afetados. "Dessa forma, o cabelo tende a se renovar conforme o crescimento acontece. Além disso, o aspecto dos fios pode ser alterado conforme o uso de substâncias que promovem condicionamento e hidratação", esclarece a dermatologista.
Como cuidar dos cabelos e do couro cabeludo no dia a dia
As melhores dicas, segundo Andrea, são:
• Manter a higiene adequada, com lavagens periódicas e uso de produtos para seu tipo de cabelo;
• Evitar uso excessivo de secador, chapinha e babyliss, principalmente se em altas temperaturas, pois podem causar quebra dos fios;
• Evitar o excesso de químicas, em especial com produtos que podem ser incompatíveis e gerar corte químico;
• Ter alimentação e hidratação adequadas, garantindo o aporte de nutrientes.
Além disso, os produtos utilizados devem ser adequados ao tipo de cabelo e couro cabeludo, pois o uso incorreto pode prejudicar o aspecto estético dos fios, que podem ficar muito ressecados ou muito oleosos, e até desencadear problemas como piora de dermatite seborreica do couro cabeludo.
Andrea acrescenta que o uso de suplementos pode garantir um aporte adequado, sendo uma boa ajuda para manter os fios mais fortes.
O correto é lavar o cabelo de quanto em quanto tempo?
Andrea explica que isso depende da oleosidade do couro cabeludo e dos hábitos de vida de cada um. "Couros muito oleosos devem ser lavados com mais frequência, como todos os dias ou em dias alternados. Já quem tem couros mais secos pode espaçar mais as lavagens. Além disso, pessoas que praticam atividade física e transpiram muito, necessitam lavar logo após o fim da atividade", esclarece.
Então, o certo seria lavar sempre que praticar exercício físico? Não. Segundo Andrea, se houver suor, o ideal é lavar os cabelos logo após a prática de atividade física, pois o acúmulo do suor pode agravar doenças como dermatite seborreica, além de prejudicar o aspecto estético dos fios. Se não suar, pode manter a lavagem conforme rotina.
Gostou de "Dicas para cuidar do cabelo" Leia também:
Posts relacionados
Dezembro Laranja: proteja sua pele e curta o verão com segurança!
Dezembro Laranja: proteja sua pele e curta o verão com segurança!
Diabetes: veja como a hidratação pode ajudar na saúde da sua pele
Diabetes: veja como a hidratação pode ajudar na saúde da sua pele