Resveratrol é um polifenol encontrado naturalmente em alimentos como: Uvas tintas, sementes de uvas vermelhas, suco de uva tinto, amoras, nozes, vinho tinto e em outras espécies de plantas. Ele é encontrado principalmente na pele das frutas, ou seja, na película ou casca de uvas pretas ou vermelhas e não na parte carnuda.
Porém, ao contrário do que muita gente pensa, boa quantidade pode ser encontrada nas sementes. A sua produção natural é estimulada por ataque de fungos, estresse (seja irradiação, calor ou toxinas) e radiação ultravioleta. Nesse caso, o suco de uva orgânica tem maior concentração do composto, pois ao evitar defensivos agrícolas ou agrotóxicos, a planta “estressa” e desenvolve maior capacidade de defesa produzindo mais resveratrol. Pesquisas indicam que o polifenol possui atividade biológica (ou efeito biológico), conhecido inicialmente como antioxidante.
As funções biológicas vêm sendo reconhecidas como: cardioprotetora, anti-inflamatória e anti-envelhecimento. Algumas pesquisas ainda apontam que as moléculas de resveratrol podem “silenciar” genes relacionados ao envelhecimento ou à baixa resposta ao estresse. Mais recentemente, o resveratrol foi apresentado como composto bioativo na inibição da síntese de melanina através de uma redução da proteína relacionada com a tirosinase 2, entre as enzimas melanogênicas.
Sendo assim, o polifenol foi reconhecido como agente despigmentante e coadjuvante no tratamento de hiperpigmentação e desordens causadas pelo fotoenvelhecimento da pele. Outros estudos, sugerem que o resveratrol inibe significativamente a síntese de melanina in vitro e in vivo e esses resultados, apoiam o fato de que o resveratrol pode ser um agente clareador de pele em potencial para uso farmacêutico e cosmético. Consumindo o resveratrol a partir de alimentos ou bebidas pouco processados ou in natura (como uvas, amoras e sucos de uvas), pode-se obter ainda mais benefícios à saúde.
Esses alimentos são compostos de diversos nutrientes, que combinados tornam a ação de uma substância mais efetiva que ao ser comparado ao consumo isolado (Como o uso de suplementos isolados de resveratrol via oral).
Consumir fontes de resveratrol a partir dos alimentos in natura favorecerá a saúde da pele de dentro para fora e proporcionará, o retardo do envelhecimento. Por Carla Cotta Nutricionista Funcional-02100097
Gostou de "Conheça o poder do Resveratrol" Leia também:
Posts relacionados
Dezembro Laranja: proteja sua pele e curta o verão com segurança!
Dezembro Laranja: proteja sua pele e curta o verão com segurança!
Diabetes: veja como a hidratação pode ajudar na saúde da sua pele
Diabetes: veja como a hidratação pode ajudar na saúde da sua pele