A acne, diferentemente do que se possa pensar, não afeta apenas pessoas em fase de adolescência, e adultos também sofrem com o problema, principalmente mulheres. Se você tem a pele com acne sabe que pode ser difícil controlar os cravos e as espinhas. Por isso, nós ajudamos!
O que é acne?
De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), a acne é considerada uma doença, que necessita de tratamento corretor, após avaliação de um dermatologista. Há diferentes tipos de acne e a mais comum é a que surge com a puberdade, na adolescência.
Tipos de acne
A Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica classifica a acne em diferentes graus:
• Grau 1: cravos, sem espinhas;
• Grau 2: cravos e espinhas;
• Grau 3: cravos, espinhas e cistos;
• Grau 4: cravos, espinhas, cistos e lesões maiores.
Cada grau precisa de um tipo específico de tratamento e, quanto antes tratado o problema, menores as chances de a pele ficar com cicatrizes. Por isso, consultar um dermatologista é fundamental.
Por que a acne surge?
A acne surge devido a alterações nas glândulas sebáceas, que passam a produzir mais sebo e oleosidade, tampando os poros e levando aos comedões (cravos). Quando as bactérias surgem, as espinhas se desenvolvem.
Esse problema pode se desenvolver por diferentes motivos, como hormônios, genética, uso de alguns medicamentos, tabagismo, uso de cosméticos com textura oleosa e estresse.
Como cuidar da pele acneica?
Para prevenir a acne, é preciso ter uma rotina de cuidados com a pele, começando pela limpeza com produto específico para pele oleosa ou acneica. Além disso, lavar o rosto apenas duas vezes ao dia, ou de acordo com recomendação do dermatologista.
Além disso, é preciso evitar o uso de produtos que possam aumentar a oleosidade.
De acordo com a SBD, não é recomendado espremer e cutucar cravos e espinhas, nem usar receitas caseiras, pois essas ações podem piorar a acne.
Sabonete para pele acneica
Para pele oleosa a mista, os sabonetes/produtos de limpeza devem ser de alta tolerância e limpar profundamente - porém, com ingredientes que não causem ressecamento. Uma boa ideia é investir em um produto com tecnologia Syndet, que limpa sem agredir e ressecar.
Usar uma solução micelar também pode ser uma boa ideia. Isso porque ela tem o poder de retirar todas as impurezas, maquiagem e excesso de oleosidade e, de quebra, também ajuda a hidratar e não sensibiliza a pele.
Protetor solar para pele acneica
A SBD recomenda que quem tem pele com tendência à acne priorize produtos livres de óleo ou com textura gel creme.
Hidratante para pele acneica
A pele com acne precisa, sim, de hidratação. E deve ser realizada diariamente. Para não errar, opte por hidratantes também livres de óleo e à base de água.
Se a acne é uma realidade para você, procure um dermatologista para um tratamento individual e efetivo!
Gostou de "Como cuidar da pele com acne?" Leia também:
Posts relacionados
Dezembro Laranja: proteja sua pele e curta o verão com segurança!
Dezembro Laranja: proteja sua pele e curta o verão com segurança!
Diabetes: veja como a hidratação pode ajudar na saúde da sua pele
Diabetes: veja como a hidratação pode ajudar na saúde da sua pele