Ah, ela está presente na vida de muita gente e pode gerar alguns desconfortos, como coceira e descamação acumulada na roupa. Para entender como acabar com a caspa, primeiro é preciso compreender o que a causa.
A caspa é um sintoma de uma doença chamada Dermatite Seborreica, que é comum e afeta, principalmente, adolescentes e adultos jovens, independentemente de gênero.
Dermatite Seborreica
Além da descamação da pele, conhecida como caspa, a dermatite seborreica pode causar outros sintomas, como couro cabeludo oleoso, coceira, vermelhidão na pele e percepção de inchaço.
De acordo com a Dra. Andrea Bannach, médica dermatologista, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia e gerente médica da franquia de dermatologia no Aché Laboratórios, é mais comum acontecer em áreas onde se tem mais glândulas sebáceas. "Isso porque a Dermatite Seborreica surge por uma inflamação nas glândulas - que passam a produzir mais sebo e um sebo com características inflamatórias", diz.
Além do couro cabeludo, a caspa pode aparecer na região próxima às sobrancelhas, na barba, na aba nasal, atrás das orelhas também e até na parte anterior do tórax. "A caspa pode ser de dois tipos: úmida, que é mais grudenta, ou seca. A diferença é a quantidade de oleosidade que solta junto com essa descamação", explica Andrea.
O que causa a Dermatite Seborreica?
Andrea esclarece que a causa é parcialmente conhecida. "Sabemos que tem fatores genéticos envolvidos. Ou seja, quem tem casos na família, tem mais chances de ter. A doença está relacionada também à pele oleosa e a problemas desse tipo de pele, como a acne".
Além disso, segundo ela, muitos fatores podem piorar a dermatite seborreica, mas o uso de alguns remédios também pode induzir ou agravar o problema, como medicamentos para tratamento de HIV e problemas neurológicos, como os usados para demência e Doença de Parkinson. "Mas, na maioria das vezes, a Dermatite Seborreica surge de maneira espontânea, não associada ao uso desses medicamentos", complementa.
Andrea também explica que ficar muito tempo sem lavar os cabelos faz com que acumule oleosidade, piorando a situação de quem tem o problema. "Isso porque altera a flora bacteriana e fúngica do nosso couro cabeludo e predispõe a um tipo específico de fungo, a Malassezia, que está bastante envolvido com descamação nos pacientes com Dermatite Seborreica", diz.
Fatores que pioram a dermatite seborreica
De acordo com Andrea, a Dermatite Seborreica tem bastante relação também com fatores emocionais, como estresse e ansiedade. Por isso, em geral, as pessoas que possuem a doença, podem ter seus sintomas agravados quando se sentem mais ansiosos ou estressados.
"O período de inverno também interfere, por conta dos banhos mais demorados e quentes, que alteram a flora da pele e podem predispor ao fungo que está relacionado com a doença. Além disso, o banho quente também estimula a produção das glândulas sebáceas - que aqui, no caso, já estão mais inflamadas. Quanto mais sebo, mais inflamação", aponta.
Além disso, o uso excessivo de bonés, chapéus e toucas também é vilão, pois abafa o couro cabeludo, que acaba ficando mais úmido, favorecendo, também, o crescimento do fungo.
Tratamento para Dermatite Seborreica
Isso irá depender da forma que a pessoa tem, de acordo com Andrea, já que existem três graus da Dermatite Seborreica: leve, moderada e grave.
"As formas leves, em geral, são tratadas apenas com shampoo, que vai controlar principalmente os sintomas de coceira e descamação. Para as formas moderadas, além do shampoo, pode ser necessário adicionar um medicamento de uso tópico, que ajuda a controlar a descamação e aliviar de forma mais intensa os sintomas da coceira. Para os casos graves, às vezes, são necessários medicamentos por via oral", diz.
Qual o melhor shampoo para caspa?
O shampoo ideal deve cumprir algumas funções, conforme explica a dermatologista: "o principal é limpeza do couro cabeludo, remoção de resíduos, excesso de oleosidade e partículas de poluição que ficam aderidas na pele e fios. Se a pessoa tem Dermatite Seborreica, o shampoo deve ajudar a controlar os sintomas da doença, que são coceira e a formação da caspa. Para isso, precisa ter efeito calmante e efeito queratolítico, que é o que promove a remoção da pele que iria descamar", Andrea Bannach.
Por aí, se a caspa aparecer, não deixe de procurar um dermatologista para um correto diagnóstico e tratamento. ;)
Gostou de "Como acabar com a caspa?" Leia também:
Posts relacionados
Dezembro Laranja: proteja sua pele e curta o verão com segurança!
Dezembro Laranja: proteja sua pele e curta o verão com segurança!
Diabetes: veja como a hidratação pode ajudar na saúde da sua pele
Diabetes: veja como a hidratação pode ajudar na saúde da sua pele