Você sabia que a mudança de estações pode afetar a sua pele? Pois é, de acordo com a Dra. Andrea Bannach, médica dermatologista, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia e gerente médica da franquia de dermatologia no Aché Laboratórios, dois fatores são muito importantes para a pele quando se trata de clima: a umidade do ar e a temperatura do ambiente onde se está. Quando as estações mudam, ocorre alteração de temperatura e isso pode influenciar na saúde da pele das glândulas sebáceas ou causar ressecamento.
"A produção de sebo é estimulada pelo calor e pela exposição ao sol, por isso, no verão a pele tende a ficar um pouco mais oleosa e no inverno mais seca. A umidade do ar onde se vive também influencia na hidratação da pele, então, pessoas que vivem em locais em que o ar fica muito seco em determinadas épocas do ano precisam caprichar mais na hidratação. Se o ar estiver mais úmido a pele sente menos essa necessidade", explica.
Cuidados sazonais
Andrea comenta que é importante verificar se todos os produtos que se está usando na rotina estão adequados à situação da pele se a mudança de clima a estiver afetando. "É preciso também se atentar às possíveis mudanças de hábitos de comportamento, que podem variar conforme as estações. Por exemplo, se no período do verão a pessoa se expõe mais ao sol é importante caprichar na proteção solar; se no período do inverno vai tomar banho mais quente banho, é preciso ter cuidado para não exagerar e usar a água em temperatura mais morna, com um banho rápido e sem esfregar a pele", menciona.
A troca de estações pode agravar condições dermatológicas?
Segundo a dermatologista, sim. O frio intenso, por exemplo, pode ser um agravante para crise de dermatite atópica, caso os banhos quentes passem a fazer parte da rotina. Já no calor excessivo pode haver piora da acne, por conta da maior produção das glândulas sebáceas, que são estimuladas pelo calor e pela exposição ao sol.
"Quando se tem uma condição dermatológica é preciso ter um acompanhamento de médico dermatologista e fazer as suas consultas regulares, pois o próprio médico irá fazer as orientações necessárias conforme a mudança do clima e a evolução da condição do paciente", ressalta Andrea.
As alterações que a falta de umidade pode causar à pele
No dia a dia, a pele perde umidade para o meio externo, por evaporação. Ou seja, ela desidrata. Quando o clima está muito seco essa perda de água é ainda mais intensa, o que acentua sinais de envelhecimento, de acordo com Andrea.
"As linhas finas se tornam mais aparentes quando a pele está desidratada. Para que esses sinais não se acentuem e, principalmente, para manter a saúde da pele em dia, garantindo a boa barreira cutânea, é importante que a pele esteja bem hidratada. Alguns ativos são essenciais nesse momento, como o Ácido Hialurônico, que é uma molécula consagrada para essa ação", explica.
8D Hyalu+: o poder de hidratação de 8 tipos diferentes de Ácido Hialurônico
Andrea destaca que 8D Hyalu+, de Profuse, conta com 8 tipos desse ácido presentes na sua formulação, com pesos moleculares diferentes. "As moléculas com peso molecular mais alto ficam mais aderidas à superfície, formando um escudo e impedindo a evaporação da água da pele para o meio ambiente. Já as moléculas com peso molecular menor penetram mais na pele, hidratando de forma mais profunda", explica.
Além disso, 8D Hyalu+ conta com ativos que fortalecem a pele contra agressões internas e externas, como poluição, exposição ao calor, estresse, tabagismo e outras agressões diárias que causam inflamações, oxidação, acne, marcas escurecidas e sinais de envelhecimento. Entre esses ativos estão: Niacinamida, BioDtox e Ecoskin. Saiba mais sobre o produto aqui.
Relação clima quente X acne
Segundo a dermatologista, a acne pode piorar nos meses mais quentes e com a maior exposição ao sol e isso pode acontecer por diferentes mecanismos. "O mais comum é que expor a pele à radiação ultravioleta e a altas temperaturas estimula a produção das glândulas sebáceas, portanto, haverá mais sebo sobre a pele e esse é um dos fatores que contribuem para a formação das lesões da acne. Existe também uma outra condição, que é a acne sazonal, também chamada acne, do verão. Algumas pessoas têm uma predisposição genética para isso e a exposição ao sol nessa estação desencadeia essa condição com maior facilidade", explica.
Linha Puriance pode ser aliada
Para quem tem a pele oleosa e com tendência à acne, é importante usar produtos que sejam adequados a essa situação. A linha Puriance, de Profuse, ajuda a manter a pele livre da oleosidade.
Puriance Control oferece limpeza antioleosidade e antiacne. Já Puriance Ultimate, um gel renovador com 7 potentes ativos, combate as principais queixas da pele oleosa, oferecendo controle imediato e duradouro da oleosidade, reduzindo o tamanho dos poros e prevenindo o surgimento de cravos e espinhas.
"Principalmente por conta de um ativo, a Gluconolactona, que é uma substância com capacidade de reduzir a produção de sebo pelas glândulas sebáceas, o uso regular de Puriance Control leva ao controle do sebo. Já Ultimate tem tanto substâncias que possuem ação matificante, absorvendo um pouco da oleosidade da superfície da pele, quanto substâncias anti-inflamatórias, que reduzem a vermelhidão no caso de já ter alguma lesão de acne instituída e reduzem a formação de lesões de acne", destaca a Dra. Andrea.
Portanto, é importante saber qual o seu tipo de pele e sempre prestar atenção aos sinais que a sua pele está dando. Além, é claro, de manter uma rotina diária de skincare e comparecer a consultas com médico dermatologista regularmente.
Gostou de "As alterações de clima e sua influência na saúde da pele" Leia também:
Posts relacionados
Dezembro Laranja: proteja sua pele e curta o verão com segurança!
Dezembro Laranja: proteja sua pele e curta o verão com segurança!
Diabetes: veja como a hidratação pode ajudar na saúde da sua pele
Diabetes: veja como a hidratação pode ajudar na saúde da sua pele